Discriminar a pessoa idosa, abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, ou não prover suas necessidades básicas, e praticar maus-tratos, ao deixar de proteger a vida ou a saúde, tanto física quanto psíquica, são crimes contra os idosos.
Manaus registrou, de janeiro a outubro de 2021, quase 5 mil crimes tendo idosos como vítimas.
Apesar de alto, o número representa uma queda de quase 34% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os casos passaram de 7.500. Os dados foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A delegada Andréa Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso, explica como acontece a violência e de que forma as vítimas devem agir. Já em todo o ano passado, mais de 8.900 idosos foram vítimas de algum tipo de violência.
Os principais casos são de furto, ameaça, roubo, estelionato, injúria, discriminação, humilhação, e até morte natural. Adriano Machado, sócio/fundador de uma agência de cuidadores de idosos, explica como evitar e combater a violência.
Em qualquer caso de violência contra o idoso, é importante registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso, que fica localizada na rua do Comércio, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, ou em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP), ou por meio do site da Polícia Civil
Reportagem: Guilherme Guedes