Reportagem: Cindy Lopes
Na reta final para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2022, é natural que muitos estudantes fiquem mais ansiosos e preocupados, afinal, são dois dias de provas com conteúdos diversos que podem ser o passaporte para ingressar na faculdade.
O peso da responsabilidade chega a ser dobrado para quem ainda está no ensino médio e precisa conciliar com os estudos e provas finais.
Esse é o caso da Paula Cunha, de 18 anos. Ela está no último ano e vai fazer o Enem pela primeira vez.
Com os nervos à flor da pele, nesta semana ela tem se desdobrado com três provas por dia na escola e cursinho preparatório para o exame. (Ouça)
O Emanuel Levi Oliveira, de 17 anos, também é “calouro” no Enem e se prepara desde o início do ano. (Ouça)
Mas, calma, respira… nesta semana é bom que o estudante faça uma revisão geral, sim, mas, principalmente, descanse a mente.
O professor de língua portuguesa e redação do curso Pré-Uni Vestibular, Jorge Luiz, orienta que o descanso é fundamental principalmente para o primeiro dia, quando os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. (Ouça)
A redação pode ser um diferencial para o candidato e por isso é uma das maiores preocupações.
As notas dessa prova variam de 0 a mil. Os candidatos que zeram na redação não podem participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou o Programa Universidade para Todos (ProUni).
O professor Jorge Luiz cita possíveis assuntos que podem ser tema da redação. (Ouça)
A professora de redação para vestibulares, Milena Marães, reforça que na reta final de preparação a dica é que além de descansar, o estudante treine o texto. (Ouça)
No Amazonas, cerca de 79 mil candidatos estão inscritos no Enem 2022. As provas começam neste domingo, dia 13, e terminam no próximo dia 20, também no domingo, quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.