Reportagem: Tawanne Costa
Se distrair no celular em ambiente público, deixar de dar a vez para outras pessoas no trânsito e não cumprimentar estranhos! São exemplos de atitudes que colocaram os manauaras na 6ª posição no ranking de pessoas mais mal-educadas do país.
Apesar do sexto lugar, há aqueles que discordam dessa posição. É o caso do universitário, Ivanilson Nascimento, que já viveu situações “grosseiras” em diversos ambientes. (Ouça)
A pesquisa da Preply avaliou 12 comportamentos classificados como desrespeitosos nas cidades onde residem, entre eles, ser grosseiro. Na classificação, Manaus só perde para Goiânia, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte.
Cleison Viana é comerciante e relata alguns costumes que incomodam no dia a dia dos manauaras. (Ouça)
E para saber a opinião da população, a BandNews Difusora foi até um dos pontos onde o fluxo de pessoas é intenso todos os dias, a Feira da Manaus Moderna.
Teve gente afirmando que concorda com a pesquisa. Uma das principais reclamações é por causa do atendimento com o público, como explica o feirante Francisco Souza. (Ouça)
Atitude parecida com a de Francisco é da Ivaldecinelda Santos que trabalha com a venda de verduras. Ela conta que a principal forma de atrair os clientes é tratar com educação. (Ouça)
O pódio da educação ficou com Brasília, capital do Brasil, seguida por Natal e Curitiba.