por Tawanne Costa
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram Projeto de Lei que autoriza o empréstimo de R$ 580 milhões que será feito pela Prefeitura de Manaus junto ao Banco do Brasil. Em votação nesta quarta-feira (6) o plenário do legislativo aprovou o empréstimo com 21 votos a favor e 18 contrários.
Raiff Matos (DC) foi o único vereador a mudar o voto. Na primeira votação, o político havia votado contra o empréstimo, mas agora votou favorável.
A pauta chegou a ser questionada por vereadores de oposição quanto a legalidade do PL. Os parlamentares alegavam similaridade ao antigo projeto que pedia o empréstimo de 600 milhões, que foi rejeitado pela CMM.
O questionamento foi feito pelo vereador de oposição Willian Alemão (Cidadania). (Ouça)
Questionamento feito pelo também vereador de oposição Rodrigo Guedes (Podemos). (Ouça)
A Comissão de Constituição de Justiça e Redação-CCJR analisou os questionamentos dos parlamentares e em parecer lido em plenário, a CCJR não identificou o fato justificado.
A Casa Legislativa contou com a presença de 40 vereadores nesta quarta. Apenas a vice-presidente, Yomara Lins, não esteve presente por motivos de saúde.
Segundo a prefeitura, o empréstimo de R$ 580 milhões não vai gerar grande impacto nas contas públicas e o recurso será usado para obras de infraestrutura e mobilidade urbana.
A pauta segue para sanção do Executivo Municipal.