Motoristas de transporte escolar em Lábrea denunciam falta de pagamento

 

 

por Liandre Coutinho

Os transportadores de alunos da rede estadual de ensino em Lábrea, no interior do Amazonas, denunciam o atraso de quatro meses no pagamento dos salários, situação que vem acontecendo ao longo de todo esse ano.

Eles prestam serviços para uma empresa terceirizada no município, contratada pela R V & ONO, através da Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC).

De acordo com as denúncias enviadas à Rádio BandNews, a empresa R V & ONO é responsável pelo transporte de uma média de 150 alunos por dia.

O empreendimento está sediado em Maués e tem o transporte escolar como principal atividade econômica.

Um colaborador, que prefere não se identificar, relatou a situação vivenciada nos últimos meses. (Ouça)

O percurso envolve as zonas urbanas e rurais do município.

E o atraso no pagamento afeta não só os colaboradores, mas também a locomoção dos estudantes, já que o valor repassado garante o combustível e a manutenção dos veículos, como explica o empresário de Lábrea. (Ouça)

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é dever dos estados assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

Em 2019, uma representação foi interposta pelo Ministério Público de Contas devido às possíveis irregularidades na contratação de serviço de transporte escolar da SEDUC.

Ainda no documento, a secretaria foi notificada para apresentar o plano de fiscalização do transporte escolar e os respectivos responsáveis pelas operações.

Questionada sobre o assunto de pagamento citado na reportagem, a SEDUC ainda não se manifestou sobre o assunto.

Já a empresa R V & ONO, que tem contrato com a pasta, não atendeu as ligações da produção.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress