No Amazonas, esse tipo de prática é bem comum na capital e interior, e o que muita gente não sabe é que soltar pipas com linha de cerol próximo a rede elétrica, pode causar um grande estrago e até um acidente fatal.
O famoso ‘papagaio’ de papel, ou pipa é um dos responsáveis por desgastes e acidentes na rede elétrica. A pipa é usada junto com o cerol, que corta e danifica os fios podendo causar um curto-circuito.
É um dos causadores de desligamentos, pois, geralmente, rompem os cabos de energia quando entram em contato com a rede elétrica, além disso, muitos curtos-circuitos e oscilações são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.
No início do mês, um entregador morreu após ter o pescoço cortado por uma linha de cerol. O caso ocorreu na Alameda Cosme Ferreira, também na Zona Leste.
Em março de 2015, o ex prefeito de Manaus, Arthur Neto, sancionou lei que dispõe sobre a proibição da venda e de uso de cerol em áreas públicas e de uso comum.
Ficou proibida, no município de Manaus, a venda e uso do cerol (mistura de cola e vidro moído), linha chilena de óxido de alumínio e silício ou de qualquer material cortante usado para empinar pipa.
Na última semana, uma associação distribuiu antenas corta-pipas aos motociclistas, afim de evitar acidentes na cidade. Ouça:
Reportagem: Gabrielle Moura
Foto: Reprodução