Por Álex Ferreira
Em meio ao avanço da estiagem, o governo amplia as operações de transporte aéreo para pacientes no Amazonas.
Mais de 330 mil pessoas são atingidas pelo fenômeno, até o momento.
A informação foi dada pela secretária de saúde do estado, Nayara Maksoud, em entrevista à BandNews FM, na tarde desta quarta-feira.
Segundo a secretária, antes as UTIS aéreas eram utilizadas para transporte de OITO pacientes diariamente, mas com o período da estiagem, esse número aumentou para até 15 pacientes.
A titular da pasta também afirmou que mais de 200 toneladas de insumos, que incluem medicamentos, foram enviadas para os municípios mais afetados.
Para a secretária de saúde Nayara Maksoud, a situação atual é de constante alerta sobre os impactos da estiagem em diversos setores.
Em Manaus, o nível do rio negro está em 19 metros e UM centímetro, quatro metros mais seco do que no mesmo período do ano passado.
O Governo Federal estima que em menos de 1 mês Manaus vai ficar isolada.
Segundo técnicos do planalto, será impossível o transporte de mercadorias por via fluvial até a capital por causa do baixo nível dos rios.
A maior preocupação é com transporte de combustível, que deve ser feito por meio da cidade de Itacoatiara, na região metropolitana, que tem ligação terrestre com a capital.