Câmara Municipal de Manaus dá andamento a duas Comissões Parlamentares de Inquérito, CPIs, para investigar supostos pagamentos a empresas de pessoas ligadas ao prefeito de Manaus, David Almeida. As comissões são a “CPI dos Contratos”, instaurada nessa quarta-feira (18), e a “CPI da Semcom”, que já estava em andamento desde março deste ano.
A CPI dos Contratos será presidida pelo vereador Lissandro Breval (Progressistas), autor do Requerimento nº 1.590/2024, que solicitou a investigação. O relator será Rodrigo Guedes (Progressistas). A CPI conta, ainda, com Daniel Vasconcelos (Republicanos); Eduardo Alfaia (Avante) e Luís Mitoso (MDB) como membros.
O alvo das investigações são pagamentos feitos por empresas fornecedoras da Prefeitura a pessoas ligadas ao Prefeito de Manaus, como a noiva e a sogra dele.
Já a ‘CPI da Semcom’ tem como presidente o vereador William Alemão (Cidadania); e o relator será Capitão Carpê (PL). Como membros, a comissão tem os vereadores Diego Afonso (União Brasil), Fransuá (PSD) e Raulzinho (MDB).
A “CPI da Semcom” foi motivada pela denúncia sobre pagamento em dinheiro a um portal de notícias da capital, conforme vídeo divulgado pelo portal Metrópoles no dia 14 de março.
As imagens, conforme a publicação, teriam sido gravadas no interior da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que funciona no mesmo prédio da Prefeitura de Manaus.
Da redação.