Lançado em outubro de 2021, o aplicativo PAC Digital surgiu com a promessa de evitar filas e aglomerações nas unidades de Pronto de Atendimento ao Cidadão (PACs). No entanto, isso tem se tornado uma dor de cabeça para quem tenta fazer o agendamento online.
Pelo aplicativo é possível realizar agendamentos da emissão das 1ª e 2ª vias do RGs e do Registro Civil de Nascimento (RCN). Porém, os ouvintes da BandNews Difusora relatam problemas com a plataforma digital.
A aposentada Mara do Carmo afirma que já teve várias tentativas frustradas de marcar um atendimento. O serviço de é responsabilidade da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Sejusc.
O autônomo Francisco Mattos até conseguiu marcar um atendimento, mas ao se dirigir ao PAC, teve que encarar a enorme fila. (ouça)
Francisco também relatou a desorganização no PAC da Galeria dos Remédios. (ouça)
Os comentários do aplicativo do PAC Digital na loja de downloads também trazem outras avaliações negativas. As resenhas criticam a lentidão do aplicativo, com relatos de pessoas com os mesmos problemas de agendamento.
Em reposta à BandNews Difusora, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) informou que os problemas no aplicativo do PAC Digital ocorrem devido à demanda reprimida por conta da pandemia da Covid-19.
Segundo a pasta, desde outubro – quando o aplicativo foi lançado – mais de 45 mil agendamentos foram realizados. A secretaria informa ainda que está realizando ajustes para qualificar o serviço e para combater o alto número de faltosos.
Reportagem: João Felipe Serrão