Com o ramal do Jandira completamente na lama e sem asfalto algum, produtores rurais do município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus, reclamam da dificuldade de escoar produtos.
Eles afirmam que pelo menos 200 pessoas estão afetadas, pois não podem levar o material até Iranduba para comercializar, uma vez que o ramal está intrafegável. Entre as produções estão as hortaliças, pepino, maracujá, macaxeira e jerimum.
A situação tem afetado a economia local, como afirma a moradora Berenice Tanaka. (ouça)
Outra produtora rural também reclama é impossível trabalhar com o ramal nessas condições. Ela preferiu não se identificar.
A comunidade inclusive chegou a fazer desvios na terra para que água fosse deslocada em outro sentido. Em vídeos enviados pelos próprios moradores é possível notar veículos tomados por crateras de lamas.
Segundo a dona de casa, Maria Silva, a locomoção de passageiros até Manaus está comprometida. Nenhum veículo consegue chegar até o local. (ouça)
Até as crianças estão afetadas, pois não podem ir para escola.
Em nota, a Prefeitura de Iranduba diz que, em razão da grande cheia do ano passado e das constantes chuvas que têm se registrado na região, ainda não foi possível reestruturar a Estrada do Jandira.
No entanto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, diz que está planejando serviços de pavimentação naquela vicinal. E dentro de 30 dias serão tomadas medidas para melhorar a trafegabilidade no local.
Reportagem: Tawanne Costa