O Amazonas confirma os seis primeiros casos da variante Delta do coronavírus e a Fundação de Vigilância em Saúde do estado faz busca ativa por mais pessoas que possam estar contaminadas com a nova cepa.
Segundo a FVS, dos seis pacientes, quatro completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, um tomou apenas a primeira dose e um não havia sido vacinado.
A informação foi divulgada nessa quarta-feira (18).
As pessoas que testaram positivo, com idade entre 16 e 74 anos, relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.
Para especialistas, a variante Delta, identificada inicialmente na Índia, tem alto grau de transmissão e por isso a entrada dela no país preocupa as autoridades sobre uma possível nova onda da pandemia de Covid-19.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, os pacientes infectados pela variante Delta no estado apresentaram sintomas leves e não precisaram de internação hospitalar. Um deles tem asma e está em tratamento domiciliar.
A FVS recebeu a notificação, na terça-feira (17), da Fiocruz Amazonas, que é responsável pelo sequenciamento genômico do coronavírus no estado.
A confirmação dos casos da variante Delta ocorre uma semana antes do retorno 100% presencial das aulas das redes municipal e estadual.
No Amazonas a vacinação contra a Covid-19 já alcança as pessoas com idade acima de 12 anos. Até o momento, 19% dos amazonenses estão com o esquema vacinal completo.
Além do Amazonas, o Pará e o Tocantins confirmaram casos da variante Delta no norte do país. Ouça:
Reportagem: Cindy Lopes
Foto: Reprodução