Em meio a casos confirmados da variante Delta do coronavírus no Amazonas, os alunos das redes municipal e estadual de ensino retornam às aulas presenciais.
O retorno das aulas presenciais foi anunciado pelo governo do estado no início deste mês, mas a chegada da nova cepa do coronavírus, a Delta, fez com que a medida fosse reavaliada pelo Comitê Intersetorial de Combate à Covid-19.
No entanto, na mesma semana, durante reunião do Comitê, ficou definido que a rede pública de ensino está pronta para receber os estudantes.
As aulas são retomadas 18 meses após a primeira suspensão por causa da pandemia e, segundo o governo, com todos os 16 mil profissionais de Manaus imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19.
Com o retorno 100% presencial, todas as séries e modalidades de ensino terão atividades nos 5 dias da semana.
A volta às aulas da rede pública no interior está marcada para o dia 8 de setembro. O retorno de todos os alunos ao formato presencial ocorre no momento em que o Amazonas registra seis casos da variante Delta, conhecida por altamente transmissível entre as cepas do coronavírus. E se para combater o vírus o distanciamento social é uma das medidas mais eficazes, nas escolas o procedimento é pouco seguido pelos alunos. Ouça:
Reportagem: Cindy Lopes
Foto: Reprodução