As balsas que vão levar mantimentos até o município de Apuí estão em processo de contratação, mas ainda não há previsão de início das operações.
A informação foi atualizada pelo superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Orlando Fanaia, em entrevista ao Jornal BandNews Amazônia 1ª Edição.
Segundo ele, o início das operações vai depender da empresa que for contratada porque as balsas terão que ser deslocadas de Manaus ou de Porto Velho, Rondônia:
As balsas têm previsão de sair de Humaitá até o porto da Prainha, localizado a 100 km de Apuí. O superintendente explicou que o percurso entre essas duas localidades leva pelo menos três dias e as balsas deverão se revezar no transporte de ida e retorno de Apuí.
A situação de isolamento já atinge cerca de 70 mil pessoas em municípios próximos a BR-230, sendo 21 mil só em Apuí. A previsão é de que o cenário se prolongue pelos próximos 45 dias.
A população de Apuí já enfrenta desabastecimento de alimentos e medicamentos, e comerciantes estão contratando balsas com recursos próprios para levar caminhões com mercadorias até o município.
Confira a entrevista completa:
Por Dhyene Brissow.