O titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus anunciou que deixou a presidência estadual do Solidariedade e também a sigla que integra desde 2017.
Bosco Saraiva explicou que a saída do partido acontece porque ele quer priorizar as atividades realizadas na Suframa. O vice-presidente estadual, Vicente Filizola, da Força Sindical, assume o partido.
O Solidariedade é uma sigla de centro-esquerda fundada em 2012 pelo líder sindical Paulinho da Força. Bosco foi eleito deputado federal pelo partido em 2018. Tentou reeleição em 2022, mas não foi reeleito.
Foi o Solidariedade que questionou a constitucionalidade do decreto federal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que diminuiu em 35% o IPI no restante do país, em 2022, anulando a vantagem comparativa do Polo Industrial de Manaus.
Na época, o partido deu entrada com uma ação de direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes atendeu o Solidariedade e também o governo do Amazonas, que deu entrada a um instrumento similar na corte.
Da redação.