O câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células. Estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. O mês de outubro traz o alerta para a doença. O diagnóstico precoce garante mais chances de efetividade e sucesso no tratamento das mulheres com o câncer de mama.
A doença não tem uma causa única. Há diversas causas externas presentes no meio ambiente, e internas, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.
O diretor presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, explica que somente 5% dos casos são ligados a hereditariedade. (ouça)
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.
A autonôma Gleide Costa foi diagnosticada com a doença e realiza tratamento. (ouça)
Estudos da FCecon mostram que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas.
A adoção de hábitos saudáveis de vida pode prevenir a doença, como destaca a coordenadora Estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista da FCecon, Marília Muniz.
A campanha Outubro Rosa acontece no Brasil desde 2002, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Reportagem: Gabrielle Moura
Foto: Reprodução/Pexels