Reportagem: Ricardo Chaves.
Reconhecido internacionalmente pelos estudos sobre os impactos climáticos do desmatamento na Amazônia, o cientista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Nobre, acompanhou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em sobrevoo na região metropolitana de Manaus. Ambos observaram áreas afetadas por incêndios florestais e erosões, além de passar pelo encontro das águas dos rios Negro e Solimões, cartão-postal da cidade.
Para a BandNews Difusora o cientista falou sobre o diálogo com o presidente estadunidense e como o sobrevoo de 25 minutos permitiu que ambos constatassem os efeitos da seca registradas na Amazônia e áreas desmatadas:(Ouça)
Durante a conversa com Biden, Carlos Nobre também discutiu os desafios futuros relacionados às mudanças climáticas e a importância das próximas conferências sobre o clima. O cientista disse também que propôs ao presidente Biden, que o estadunidense apoiasse o projeto de criação de um Instituto de Tecnologia da Amazônia para buscar soluções científicas e tecnológicas para salvar a Amazônia:(Ouça)
O evento de lançamento da iniciativa vai ocorrer em Manaus nos próximos dias 28 e 29 novembro no Inpa.