Com aumento de 18,7% dos casos de IST’s em 2022, Manaus intensifica ações de prevenção no Carnaval

Carnaval é período de festa e de aproveitar a folia. Mas nunca

Reportagem: Rebeca Beatriz

Carnaval é período de festa e de aproveitar a folia. Mas nunca é demais lembrar que isso deve ser feito com responsabilidade.

Nessa época do ano, com as bandas e os blocos de rua acontecendo, os foliões aproveitam pra curtir e paquerar.

No entanto, algumas pessoas acabam deixando de lado cuidados básicos relacionados ao risco de contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis, ISTs.

O infectologista Nelson Barbosa faz um alerta sobre os riscos e orienta sobre o uso do preservativo em caso de contato sexual. (Ouça)

Como forma de ajudar na prevenção e conscientização sobre as ISTs, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que vai intensificar as ações de controle.

O órgão afirma, ainda, que este ano, mais uma vez, vai fazer a distribuição gratuita de preservativos nos locais de maior movimentação durante o carnaval. Haverá, também, orientações sobre as ISTs.

A responsável técnica pela área de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Semsa, Ylara Costa explica como vão funcionar as atividades. (Ouça)

Em 2022, Manaus registrou 1.758 casos de HIV, representando aumento de 18,7% no número de novos casos em relação a 2021.

A maior concentração de casos foi diagnosticada na população masculina (77,6%) e na faixa etária de 15 a 39 anos (80,4%).

Já o número de casos de sífilis chegou a 3.900 no ano passado, (14,2%) maior em relação a 2021, sendo a maior parte deles detectadas em homens.

Manaus registrou, ainda, 209 casos de Hepatite B, três a mais que em 2021, com a maior parte dos casos na população entre 40 a 60 de idade.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress