Reportagem: Victor Litaiff.
Saber identificar os sinais de pessoas com problemas com entorpecentes e auxiliar ela a buscar ajuda pode evitar tragédias como o caso da ex-sinhazinha.
No Brasil, a legislação aborda essa questão principalmente através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei de Drogas.
Se um parente perceber que uma família está enfrentando problemas relacionados às drogas, ele pode denunciar para as autoridades competentes, como o Conselho Tutelar, a polícia ou o Ministério Público.
O advogado Michael Monteiro explica que a legislação permite que um familiar acione a internação compulsória para um parente que se encontra em dependência química.(Ouça)
Ele também conta que o parente que nega a ajuda é passivo de punição pela lei(Ouça)
O Psicólogo Especialista em Saúde Mental, Lincon Almeida, explica que a pessoa que enfrenta a dependência de drogas deve enfrentar alguns desafios.(Ouça)
Ele orienta onde iniciar a ajuda para acabar com o uso de drogas.(Ouça)
Em Manaus os três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que atendem a casos de dependentes químicos, estão localizados na Av. Maneca Marques, n° 1.916, Parque Dez, zona centro-sul, o segundo na Alameda Espanha, 5 no bairro Aleixo e o terceiro na Avenida Adolpho Ducke, 1221, Conjunto Acariquara, Coroado, zona leste.
De acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), em média, 6% da população brasileira faz uso de algum tipo de droga, sendo dependente químico.
Essa porcentagem caracteriza mais de 12 milhões de pessoas.