Confira orientações para ajudar no combate à desinformação na internet

 

Por Victor Litaiff

A voz utilizada é um dos personagens da animação “Os Simpsons”. Pode até parecer engraçado usar as vozes de famosos ou personagens em vídeos para as redes sociais. Mas esse avanço da tecnologia, com a chegada da Inteligência artificial, liga um alerta.

Imagine agora alguém utilizar a sua voz para cometer crimes. Ou a voz de uma autoridade para espalhar mentiras que prejudiquem a sociedade!

Foi a partir dessas possibilidades que uma Lei foi aprovada em janeiro deste ano para criar um programa Municipal de enfrentamento da disseminação de informações falsas.

O prefeito de Manaus, David Almeida, foi alvo de um ataque na internet. A voz dele foi usada, por meio da Inteligência Artificial, para proferir ofensas contra professores da rede municipal.

O advogado em direito digital na Amazônia Aldo Evangelista explica os termos e os crimes ligados ao uso de fake news com inteligência artificial. (Ouça)

O especialista em segurança de tecnologia da informação Marcelo Rabelo fala como detectar fake news e também os cuidados com golpes sendo aplicados com inteligência artificial. (Ouça)

Dr. Aldo Evangelista explica o que fazer caso você seja vítima de crimes cibernéticos. (Ouça)

Algumas dicas para você não cair em Fake news: sempre conferir mais de uma fonte, geralmente as notícias falsas deixam expostos fatores que não casam entre si ou informações exageradas.

Quando receber notícias, tenha sempre calma e não se deixe levar por qualquer informação que apareça em seu feed.

Espalhar fake news, as mentiras, é crime e pode resultar em prisão.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress