Reportagem: Victor Litaiff
Manaus continua a amanhecer coberta por fumaça. Em uma proporção menor do que nessa quinta-feira, mas ainda assim a qualidade do ar é classificada “MUITO RUIM” pelo Selva, o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas.
De acordo com o aplicativo, a qualidade do ar nas últimas semanas na capital estava entre ruim e muito ruim.
Em bairros na zona sul e centro-sul, o MP2.5, que significa material particulado fino, ou seja, partículas de poeira muito pequenas no ar, estava entre 48.8 a 61.3. Segundo o sistema, o ideal é o índice estar entre 10 e 25.
Muitos moradores reclamam do forte odor da fumaça. A dona de casa Rosivania da Silva fala que sentiu bastante os sintomas da poluição. (Ouça)
Com isso os cuidados devem ser redobrados. A pneumologista Dra. Clio Heidrich explica como o pulmão reage a essa fumaça. (Ouça)
O Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, orienta a população. (Ouça)
A causa dessa fumaça, segundo a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, são as queimadas promovidas em áreas de vegetação na região metropolitana. (Ouça)
O comandante da coorporação, Coronel Orleilson Muniz, destaca a dificuldade do trabalho de combate aos focos de incêndio. (Ouça)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), orienta a população de Manaus a usar máscaras, principalmente as que têm problemas respiratórios, devido às nuvens de fumaça que atingem a capital nos últimos dias.