Reportagem: Ricardo Chaves.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse que se surpreendeu com o porcentual de votos obtidos pelo deputado federal Alberto Neto (PL) no 1º turno das eleições na capital. O político afirmou que, embora pesquisas internas já apontassem que o candidato do PL seria seu adversário no 2º turno, o resultado foi acima do esperado.
A declaração ocorreu durante uma sabatina concedida à CBN Amazônia Manaus nesta terça-feira, 15.
Segundo Almeida, as pesquisas internas indicavam que o candidato bolsonarista teria entre 18% e 19% dos votos, porcentual que já indicava o deputado federal à frente de Roberto Cidade e Amom Mandel. No entanto, o que surpreendeu foi a quantidade de votos que Alberto Neto obteve, superando as previsões iniciais.(Ouça)
Questionado se acredita que venceria no 2º turno a eleição – conforme indicou a pesquisa Quaest, contratada pela Rede Amazônica que o colocou com 52% votos, contra 35% de Alberto Neto, no dia 5 de outubro-, o prefeito destacou que os números fazem parte de outro momento.
Para David Almeida, com os apoios conquistados por Alberto Neto, como o do deputado federal Amom Mandel e deputados estaduais e vereadores, somado a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelam um desafio na disputa à reeleição:(Ouça)
Diferente do que declarou à BandNews Difusora no dia 4 de junho, durante o lançamento de sua pré-campanha, David Almeida, agora, descarta pedir ou receber apoio de Roberto Cidade, candidato no 1º turno do governador Wilson Lima (União Brasil). Questionado na época, David declarou que as portas estariam abertas.
Roberto Cidade é o único dos candidatos que disputaram a Prefeitura de Manaus a não declarar posicionamento neste 2º turno:(Ouça)
David Almeida também disse que chegou a conversar com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) para ter o apoio do político no 2º turno. O acerto seria um apoio a Amom na disputa à reeleição para Câmara dos Deputados e compromisso com alguns pontos de seu plano de governo.
Após diálogo, o prefeito disse que Amom Mandel afirmou que iria apoiá-lo, no entanto, sem qualquer explicação a ele, o deputado declarou apoio a Alberto Neto:(Ouça)
Neste 2º turno, Amom Mandel (Cidadania) e Wilker Barreto (Mobiliza) já declararam apoio a Alberto Neto (PL), enquanto Gilberto Vasconcelos (PSTU) pediu aos seus eleitores que votem nulo. Roberto Cidade (União) ainda não anunciou se irá apoiar algum candidato.
O segundo turno da eleição municipal ocorre no próximo dia 27 de outubro.