Por Ricardo Chaves
Quadro histórico do União Brasil, o deputado federal Pauderney Avelino retoma a função em Brasília em 2025. O parlamentar também foi reconduzido à vice-liderança do partido, que é o terceiro maior da Câmara dos Deputados.
Primeiro suplente da legenda, o parlamentar assume a vaga de Saullo Vianna, que deixou o cargo para ser o novo titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), na gestão de David Almeida (Avante).
Para a BandNews Difusora FM, o político afirmou que a história construída na legenda permitiu o retorno à função:
Em 2024, Pauderney Avelino ocupou o cargo de deputado federal ao longo do ano. O parlamentar voltou à condição de suplente em dezembro, com o retorno do titular, Fausto Júnior, que comandou durante o ano a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), do governo Wilson Lima (União Brasil).
De volta a Brasília, Pauderney avalia que pontos da reforma tributária pendentes para serem discutidos em 2025 devem ter a atenção do Amazonas, como o compromisso do Governo Federal de apresentar o projeto de lei complementar que discipline um fundo de compensação de perdas que o estado terá com a mudança do sistema tributário:
Embora o governo federal tenha reafirmado o compromisso de assegurar a manutenção e a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073, conforme previsto na Constituição, ainda existem incertezas sobre a regulamentação de medidas essenciais para a sustentabilidade do modelo.
Entre os pontos de preocupação estão a definição da origem dos recursos do Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Amazonas, o montante a ser destinado e os critérios para sua aplicação.