Após investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) a Delegacia Interativa de Benjamin Constant regulariza o fornecimento de alimentação a presos.
A Promotoria de Justiça, que investigava problemas no fornecimento e na qualidade das refeições desde 2022, decidiu pelo arquivamento do inquérito civil. O procedimento teve início a partir de um abaixo-assinado, apresentado por 35 custodiados da unidade.
Durante a investigação, foi informado que houve interrupção parcial do fornecimento de alimentos em razão de atrasos nos pagamentos ao fornecedor, no ano de 2023, situação que foi comunicada à Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap-AM) e regularizada.
Mais tarde, em abril de 2024, houve nova ameaça de paralisação, mas o fornecimento seguiu normalmente, com apenas uma reclamação pontual sobre o tipo de proteína servida no jantar.
Com a solução do problema, a Promotoria determinou o arquivamento do caso, conforme previsto nas Resoluções nº 006/2015 do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) e nº 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Da redação