Pelo menos dez operações estão em andamento sob comando da Força Nacional de Segurança Pública em TIs, Terras Indígenas do Brasil. De acordo com o diretor da Força Nacional, Coronel José Américo Gaia, das dez operações em curso, oito são em apoio à Funai, Fundação Nacional do Índio, uma em apoio ao Ministério da Saúde e outra em apoio à Polícia Federal.
A Força Nacional de Segurança Pública presta apoio aos estados brasileiros, quando solicitado esse apoio, para reforçar as forças de segurança locais. A força está presente em 11 estados e no Distrito Federal na preservação da ordem pública, segurança de pessoas e de patrimônio e em emergências e calamidades públicas.
Na semana passada, a Voz do Brasil entrevistou o diretor da Força Nacional, Coronel José Américo Gaia. Entre os assuntos abordados, esteve a atuação dos agentes nas buscas pelo indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, mortos no dia 6 de junho, na região do Vale do Javari, no Amazonas. A força atuou, segundo Gaia, com mais de 100 policiais: (Ouça)
Ele também falou sobre a estrutura disponível para atuação em áreas isoladas, como o Vale do Javari, por exemplo: (Ouça)
O diretor da Força Nacional, Coronel José Américo Gaia, também comentou sobre as operações que estão em andamento em terras indígenas, em apoio à Funai: (Ouça)
Todo o efetivo da força é composto por bombeiros, policiais civis e militares, além de peritos.