Reportagem: Victor Litaiff
O câncer é a segundo maior causa de morte no mundo, com mais de 10 milhões de óbitos por ano, segundo dados do Instituto de Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde.
Só no Amazonas, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no ano de 2023 devem surgir 3 mil novos casos de câncer, de oito tipos diferentes.
Dentre eles o câncer de colo de útero com mais de SEISCENTOS casos para mulheres e 570 casos de câncer de próstata entre os homens.
Os números preocupam especialistas. Para a oncologista Dra. Poliana Albuquerque, o melhor remédio continua sendo a prevenção. (Ouça)
A realização de exames de rotina é fundamental para iniciar o quanto antes o tratamento, a professora Adriana Liarte, fala que detectou o câncer de mama, fez o tratamento e venceu a doença. (Ouça)
O Dr. Oncologista Willian Fuzita destaca os tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres aqui no Amazonas. (Ouça)
Ele também fala o que deve ser feito para evitar ao máximo a incidência da doença e a prevenção desse tipo cânceres. (Ouça)
Dados coletados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), organizado pelo Ministério da Saúde, mostram que na última década o número de óbitos em decorrência da doença aumentou em 31%.
O Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer foi criado com o objetivo de reforçar as iniciativas de conscientização da população, para reduzir os casos da doença e, consequentemente, seus números de óbitos.
Portanto, fazer exames periódicos são necessários para a manutenção da saúde e prevenção contra o câncer.