Reportagem: Eros de Sousa
Neste dia 19 de setembro é comemorado o dia nacional do Teatro e no Amazonas um curso tem fomentado a produção teatral no estado há mais de uma década: A graduação em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O Teatro teve início na Grécia Antiga e se tornou uma das expressões artísticas mais conhecidas no mundo. No Brasil, o dia 19 de setembro foi instituído como ‘Dia Nacional do Teatro’ para divulgar e apoiar trabalhos do meio da arte cênica no país.
A graduação em teatro da UEA tem possibilitado que profissionais trabalhem nas áreas de pesquisa em Instituições de ensino superior, veículos de comunicação, gestão e produção cultural.
O professor de Teatro da UEA, Taciano Soares, ressalta que é importante que graduações como essas existam para inspirar e profissionalizar ainda mais a produção teatral. (Ouça)
Um dos objetivos do curso de Teatro da UEA é comprovar que a arte vai além do entretenimento.
Desde 2010, seis companhias de Teatro já foram criadas no estado por ex-alunos. Uma dessas criações passou a fazer parte da vida da finalista do curso, Daphne Pompeu.
A estudante Maria Fernanda está no 3º período do curso de Teatro, segundo ela a criação desses cursos também é uma forma de valorizar a arte na região norte, de modo a criar demanda para a produção teatral.
O curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas foi criado em 2009, e está há mais de uma década formando artistas, companhias e peças de teatro, fomentando a arte no Amazonas.