Por Álex Ferreira
O AVC acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou de repente se rompem. A condição causa paralisia da área cerebral que fica sem circulação sanguínea.
A doença é mais comum nas pessoas do sexo masculino e mata seis pessoas a cada hora no país. No recorte entre janeiro o dia 20 de agosto de 2024, o AVC causou a morte de 39.345 brasileiros.
Os números constam no Portal de Transparência do Registro Civil mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, ARPEN Brasil.
Uma das vítimas foi o técnico de som Luiz Carlos, o Carlinhos, como era mais conhecido: (Ouça)
A filha dele, Fernanda Eloane, conta que, antes de morrer, o AVC tinha deixado sequelas graves: (Ouça)
Ela fala da dor insuperável de perder o pai: (Ouça)
Apesar de ser uma condição prevenível e tratável, o número de casos de AVC aumentou 70% entre 1990 e 2021, conforme publicado pela revista científica The Lancet Neurology.
A neurologista vascular do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, Doutora Thaís Leite Secchi, aponta os principais fatores do aumento de casos de AVC: (Ouça)
A administradora Verena Álvares sofreu um AVC enquanto descansava. Ela relata que tudo começou com uma forte dor de cabeça e que buscou atendimento médico tardiamente, sem saber do que se tratava: (Ouça)
Antes das sessões de fisioterapia Verena teve algumas sequelas. A visão esquerda segue comprometida, mas nada que afete o dia a dia: (Ouça)
Existem outros fatores de risco, além da hipertensão, sedentarismo e excesso de peso corporal, que contribuem para o risco de AVC. Para evitar problemas com a doença, é imprescindível adotar um estilo de vida mais saudável, como reforça a neurologista vascular Thaís Secchi: (Ouça)
A reabilitação de pacientes com AVC depende do quadro de cada um. Cada caso deve ser avaliado individualmente e por uma junta de especialistas, como destaca o educador físico e colunista da BandNews Difusora FM, Bruno Rodrigues: (Ouça)
Rodrigues explica como são aplicados os treinos para uma pessoa com AVC recuperar a qualidade de vida: (Ouça)
A crise climática vivenciada no planeta inteiro torna o enfrentamento ao AVC desafiador.
Portanto, quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores são as chances de recuperação completa.
Realizar check-ups regularmente; acompanhar a pressão arterial; manter alimentação saudável e a prática de exercícios são os pontos primordiais e básicos para prevenção do AVC.