Reportagem: Eros de Sousa
Pelo menos uma pessoa morre a cada dois dias vítima de acidente de trânsito em Manaus no ano de 2023. Os dados são do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana -IMMU e mostram que só em 2023 foram 59 acidentes que resultaram na morte de 66 pessoas.
Um desses acidentes ocorreu na última semana e gerou uma grande repercussão quando uma BMW atingiu o motorista de aplicativo Edney Franklin, o deixando em coma e matando a passageira, Fernanda Rodrigues, de 18 anos.
Segundo o especialista em trânsito, Rafael Cordeiro, a maioria dos acidentes ocorre por negligências humanas. (Ouça)
Apesar do alto número, o IMMU informou que houve uma diminuição de 17% de acidentes com mortes em relação ao mesmo período de 2022.
O diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, afirma que o órgão tem feito fiscalizações intensas para diminuir o número de acidentes com mortes na capital. (Ouça)
O especialista em trânsito, Rafael Cordeiro, também sugere algumas medidas que podem ser tomadas para evitar ocorrências graves para condutores. (Ouça)
Um ponto que tem criado debate é a questão dos radares na capital.
O prefeito David Almeida prometeu a volta da tecnologia na capital em fevereiro desse ano em sessão plenária da Assembleia legislativa, após polêmica de apreensão de motos de motoristas de aplicativo na capital.
O IMMU informou na semana passada que ainda não há radares em funcionamento na cidade.
A reportagem questionou quando a tecnologia será implementada, mas ainda não foi respondida.