Siga nossas redes sociais

Empresários superam número de candidaturas à CMM em relação a outras profissões, como professores e servidores públicos

 

Por Jefferson Ramos

 

Assim como em 2020, o número de candidatos empresários que disputam a Câmara Municipal de Manaus é superior ao de trabalhadores e de membros das classes D e E, como estudantes, donas de casa e professores.

134 empresários registraram candidaturas na disputa pela Câmara em 2024. Enquanto, o número de candidaturas registradas pela classe de professores, estudantes, barbeiros ou de servidores públicos não alcança de forma individual o patamar de 50. As informações são plataformas Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais da Justiça Eleitoral.

Para especialistas, o dado escancara a desigualdade eleitoral e o poder financeiro que colocam o empresariado em condições mais competitivas na eleição legislativa, cuja essência é a participação plural na execução de políticas públicas.

A professora Marilene Corrêa, da Universidade Federal do Amazonas, avalia que os setores ditos como populares não têm força política, mesmo com o fundo eleitoral. Segundo ela, o empresariado tem interesse na disputa por causa das compras feitas pela Prefeitura.

 

O advogado e analista político Helso Ribeiro afirma que o registro não faz distinção de pequenos, médios e grandes empresários e coloca na mesma nomenclatura microempreendedor a presidente de megaempresas.

 

Por causa do impacto de doações de empresas em eleições anteriores, a Justiça Eleitoral instituiu teto de gastos na campanha política. Nesta eleição, os candidatos a vereador só podem gastar R$ 816,2 mil, além de contratar 858 pessoas.

Em 2015, o Supremo Tribunal Federal proibiu doação de empresas para campanha por entender que o recurso causa desequilíbrio

. No ano seguinte, o Congresso Nacional criou o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, que tem recursos bilionários anualmente.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress