Eron diz que PV pediu retirada do nome de Cidade de ata por “liberação de filiados”; Marcelo sobre Bessa: “induzido ao erro”

Reportagem: Ricardo Chaves

O pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Eron Bezerra, confirmou que o PV buscou indicar o deputado estadual Roberto Cidade como o nome da sigla junto à Federação Brasil da Esperança. Conforme o político, o PV solicitou uma alteração para retirar o nome do pré-candidato do União Brasil, para um encaminhamento de liberar os filiados.

A ação ocorreu após a repercussão de um documento obtido com exclusividade por mim, que continha o nome de Cidade como um dos cotados para ter o apoio da federação de Lula nas eleições municipais.

“O PV tinha solicitado em primeiro momento o apoio ao Roberto Cidade. No entanto, eles pediram uma correção e mudaram de opinião para liberar a militância deles. O que consta na ata, agora, é a liberação”, disse Eron, que explicou que a ata, com a nova redação, segue para a federação nacional.

Conforme adiantado pelo repórter Ricardo Chaves, o documento feito durante reunião no dia 1º de julho continha o nome de Roberto Cidade como pré-candidato a prefeito pela federação de Lula, com a indicação do PV, sigla dirigida pelo deputado Carlinhos Bessa, que publicamente deixa claro seu apoio político ao deputado e a quem é próximo.

Em contato sobre o assunto, o pré-candidato do PT, Marcelo Ramos, afirmou que o presidente do PV, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), foi “induzido ao erro” ao assinar o documento endossando o nome de Roberto Cidade.

Marcelo Ramos também reafirmou a fala do presidente do PT Manaus, Valdemir Santana, consultado por este espaço na quarta-feira, de que o documento produzido pela comissão estadual não teria validade, já que “a decisão compete à federação municipal e, em caso de impasse, à nacional”.

Marcelo disse ainda que a ata que vale seria a produzida no dia 13 de maio pela Comissão Municipal da federação. Na ata consta que PT e PV optaram por seu nome e o PCdoB manteve a pré-candidatura de Eron.

Nova redação

Sobre a ata da Comissão Estadual, o pré-candidato do PT enviou documento com a nova redação em que, dessa vez, cita que o PV se manifesta pela liberação de seus filiados.

“Em relação ao município de Manaus, observando o artigo 10º, inciso II da Resolução 08/2024 e o Estatuto da Federação, a Comissão Provisória Municipal de Manaus encaminhou para deliberação da FE Nacional no que há concordância. Seus representantes estaduais assim se posicionaram: o PT apoia Marcelo Ramos; o PCdoB apoia Eron Bezerra; e o PV se manifesta pela liberação dos seus filiados/as”, conforme trecho do documento enviado pelo político.

Prazo político e regimental

A previsão é que situação do nome do pré-candidato em Manaus seja solucionada até o dia 09 de julho. Pelo regimento da federação, a Comissão Executiva Nacional tem até o dia 18 de julho para decidir os casos em que não houve consenso na Comissão Provisória Estadual e resolver os casos pendentes.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress