Estiagem deve prejudicar mais de 40 mil eleitores no Amazonas, estima TRE

Reportagem: Tawanne Costa. 

Mais de 43 mil eleitores de 18 municípios serão impactados pela estiagem no Amazonas. Os dados são do Panorama da Estiagem do Tribunal Regional Eleitoral 2024.

O TRE-AM classifica como ‘AFETADO’ o local de votação com possibilidade de não funcionamento. Na sequência, os locais que serão mais difíceis de acesso.

Os eleitores mais prejudicados se concentram na cidade de São Gabriel da Cachoeira. Serão mais de 13 mil eleitores que irão enfrentar dificuldades para chegar nas sessões eleitorais.

O número representa 30% das pessoas que votam no município e pode ser quase decisivo no pleito. É o que afirma o professor e pesquisador Afrânio Soares, da Action Pesquisas de Mercado.(Ouça)

Além de São Gabriel, a cidade de Maués é a segunda que mais deve ter a população afetada pela estiagem no período eleitoral.

Para chegar até a sede do município, no local de votação, a artesã indígena Maysangela Sateré terá que enfrentar uma viagem em uma pequena embarcação que deve durar mais de 24 horas.(Ouça)

Para o advogado especialista em Direito Eleitoral, Almir Albuquerque, a realidade crítica dos ribeirinhos vai influenciar no número de abstenções no estado.(Ouça)

No Amazonas, 20 municípios já enfrentam dificuldades por causa da estiagem, segundo a Defesa Civil.

No mês passado, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, esteve em Manaus e colocou a Corte à disposição do Tribunal Regional Eleitoral caso precise de apoio no pleito de 2024 em meio a estiagem severa prevista para este ano.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress