Por Ricardo Chaves
A ex-vereadora Lúcia Antony tomou posse do comando da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) Lula em reunião nessa terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Lúcia Antony ficará no lugar do deputado estadual Sinésio Campos (PT). O rodízio faz parte de um acordo nacional entre os três partidos que integram a federação e está registrado no estatuto do grupo. Em 2025, a presidência será ocupada pelo PV.
A Federação do Lula planeja lançar até 40 pré-candidatos no Amazonas. O objetivo é tentar eleger pelo menos 10 prefeitos pelo grupo político.
Atualmente a frente possui duas prefeituras, uma em Urucurituba e outra em São Gabriel da Cachoeira, ambas de prefeitos eleitos pelo PT.
Em Manaus sete nomes se apresentam como opções como pré-candidatos, Valdemir Santana; presidente do PT em Manaus, Anne Moura; secretário nacional de mulheres do PT, o ex-deputado federal José Ricardo, o vereador Sassá da Construção Civil, o dirigente partidário Luiz Borges e o deputado estadual Sinésio Campos. Pelo PCdoB, o Eron Bezerra é o pré-candidato. O PV não lançou nomes.
Todas as candidaturas em capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes terão que ser aprovados nacionalmente pela Federação Brasil da Esperança.