Reportagem: Eros de Sousa
O filme acreano “Noites Alienígenas” é o único da região Norte na pré-lista de selecionados para representar o Brasil no Oscar.
A lista foi divulgada nessa semana pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais com 28 longas.
Entre eles está o próprio Noites Alienígenas e o filme Rio do Desejo, gravado no interior do amazonas, em Itacoatiara, mas com direção e atores de outras regiões do país.
O filme produzido no Acre, é dirigido por Sergio de Carvalho e conta com a participação do ator amazonense Adanilo.
Noites Alienígenas conta a história do tráfico de drogas na periferia de Rio Branco, capital do Acre, seguindo três personagens envolvidos nesta realidade de vícios, mortes e facções criminosas.
Sergio de Carvalho conta que a seleção da Academia comprova a qualidade do cinema produzido na Amazônia. (Ouça)
O filme de Sergio Carvalho venceu quatro prêmios da edição de 2022 do Festival de Gramado, considerado o principal festival de cinema do país, entre eles o de melhor filme, sendo o maior vencedor da edição.
Na obra, o ator amazonense Adanilo representa Paulo, um homem que luta contra o vício em drogas enquanto descobre a espiritualidade de seus ancestrais.
Adanilo acredita que o “noites alienígenas” é um marco na produção de cinema da região norte.
Os 28 longas vão passar pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema, que ocorrem em duas etapas, dia 5 e 12 de setembro.
No dia 5 serão selecionados seis longas e no dia 12 será divulgado o filme que vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar de 2024.