O Governo Federal instala sala de crise para discutir enfrentamento a queimadas e seca no país, especialmente no Pantanal e na Amazônia.
A sala foi criada na sexta-feira (14) e a primeira reunião ocorre nesta segunda-feira (17) às 14h.
Na pauta estão formas de simplificar a contratação de equipes de brigadista, aquisição de equipamentos e aeronaves, bem como a possibilidade de buscar recursos extraordinários.
A sala de situação para seca e queimadas será coordenada pela Casa Civil da Presidência, com coordenação-executiva do Ministério do Meio Ambiente, e participação dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Justiça e Segurança Pública.
Sobre o que motivou a criação da sala, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que há um agravamento dos problemas de natureza climática e as consequências chegarão mais cedo este ano, com repercussão ambiental “muito grave”.
A ministra disse que há um esforço de agir de forma previdente não apenas do governo federal, mas de governos estaduais, alguns municípios, a sociedade civil e uma parte da iniciativa privada.
Da redação.