A Infraero pode assumir pelo menos três aeroportos no Amazonas. O principal deles é Aeroporto Júlio Belém (PIN) de Parintins, visando uma estrutura maior para atender quem chega à ilha tupinambarana. A informação é do governador Wilson Lima, que se reuniu com o presidente da Infraero, Amado Barzellay, nesta terça-feira, 03.
Atualmente o Governo do Estado é o responsável pela operação e administração do Aeroporto Júlio Belém. No período do Festival Folclórico, o aeroporto recebe um aumento de voos e de passageiros. Por ano, mais de 133 mil pessoas passam pelo local.
Além de Parintins, a empresa também estuda a possibilidade de comandar o aeroporto do município de Carauari, para que o município possa voltar a ter voos comerciais regulares; e Barcelos, com objetivo de oferecer uma melhor estrutura para moradores e turistas do mundo todo que buscam a pesca esportiva.
Aeroportos
No próximo dia 10 de dezembro, o governo federal inicia a consulta pública para elaboração de editais e leilões de mais 15 aeroportos no Amazonas.
Das estruturas, 15 estão localizadas no Amazonas. Na lista constam Eirunepé, Carauari, Lábrea, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Barcelos, Fonte Boa, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Apuí, Borba, Itacoatiara, Maués e Parintins.
A previsão do governo é que a consulta pública se estenda por 30, 45 dias. Após colher sugestões, o governo quer publicar os editais dos lotes em fevereiro de 2025 e realizar os leilões em maio.
Da redação.