Siga nossas redes sociais

IPAAM concede mais seis licenças para exploração de potássio em Autazes (AM)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) concede mais seis licenças para a exploração de potássio em Autazes (AM). A empresa Potássio do Brasil Ltda. já recebeu um total de 11 licenças para o início da implantação do Projeto Potássio Autazes.

As seis novas Licenças de Instalação abrangem uma variedade de atividades, como supressão vegetal, reposição florestal, captura, coleta e transporte de fauna silvestre e terraplanagem do Terminal de Minério e do Porto.

No último dia 14, O Ministério Público Federal (MPF) pediu suspensão das licenças de instalação concedidas à empresa Potássio do Brasil. Conforme o MPF, as obras incidem sobre áreas tradicionais ocupadas pelo povo indígena Mura, cujas terras estão em processo de demarcação, além de estar ao lado de outras duas terras indígenas: Jauary e a cerca de 6 km da terra indígena Paracuhuba.

O MPF aponta ainda que há grave risco ambiental para a região, uma vez que o projeto prevê a perfuração do solo, com a abertura de grandes túneis em profundidade, sem que todos os estudos tenham sido realizados da forma adequada.

Após a implementação da mina e das demais atividades do Projeto Potássio Autazes, com a construção da planta de beneficiamento para a produção do cloreto de potássio, será concedida a última licença (Licença de Operação – LO), que permitirá o início efetivo da extração e do beneficiamento do minério, operação que durará por mais de 23 anos.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress