Manaus lidera ranking nacional dos municípios em alerta de desastres

Reportagem: Vitória Freire

Dados divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que Manaus é a cidade brasileira com maior número de alertas de desastres emitidos em 2024.

Órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Cemaden revelou que o número de alertas de desastres em Manaus equivale a 50. A capital amazonense é seguida na lista por Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), ambas com 41 alertas.

No último domingo, o deslizamento de um barranco destruiu totalmente duas casa no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus, em meio a fortes chuvas que atingiram a capital amazonense.

O Cemaden informa que 53% dos alertas emitidos em 2024 correspondem aos risco geológicos, referentes aos processos geodinâmicos, como deslizamentos de terra. Os demais 47% foram associados aos riscos hidrológicos, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos.

O geólogo e professor universitário Daniel Nava explicita que o crescimento desordenado da cidade, frente a um relevo extremamente acidentado, resulta em áreas vulneráveis passíveis de desastres. (Ouça)

Carlos Durigan, geógrafo e mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), reitera que fenômenos como o La Niña, que contribui para mais chuvas na região, e a ausência de políticas públicas, colaboram para Manaus estar no topo do ranking negativo. (Ouça)

No que diz respeito ao ranking das ocorrências, Manaus ocupa a nona posição com 19 incidentes. Nessa classificação, Petrópolis, no Rio de Janeiro, lidera com 44 registros, seguida por Salvador, na Bahia, com 33, e São Paulo, com 27.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress