Reportagem: Victor Litaiff. (Ouça)
No Conjunto Galileia II, os relatos e denúncias em relação a falta de água já tornaram-se comuns, e tem revoltado a população local.
De acordo com moradores, os problemas no Conjunto já se arrastam há anos, como relata o morador Elton Silva. Segundo ele, em um intervalo de um mês já se passaram 8 dias sem o abastecimento.(Ouça)
Elton também ressalta o constrangimento e falta de dignidade por ter água nem para fazer o mínimo em casa.(Ouça)
Outro morador do local, Thyago Leonardo, relata que sua esposa está grávida e terá filho no próximo mês. Ele teme que a constante falta de água dificulte os cuidados com o recém nascido em casa.(Ouça)
A empresa alega que o abastecimento de água está normalizado, mas os moradores relatam que sofrem com as suspensões constantes do serviço.
Informam ainda que mesmo quando a empresa envia carros-pipa, não são enviados funcionários para ajudar a encher as caixas de água e alguns moradores enfrentam dificuldades. É o caso da moradora Niceia Primavera. Ela e o esposo são idosos e não tem como fazer o próprio abastecimento quando o veículo chega no local.(Ouça)
A equipe da Bandnews Difusora FM entrou em contato com a Águas de Manaus que informou o seguinte:
Durante esse final de semana, a empresa atuou em uma sequência de manutenções emergenciais mecânicas e hidráulicas no sistema que abastece o conjunto Galileia. Na madrugada dessa segunda-feira (05), o sistema foi impactado por falta de energia. Em virtude disto, o abastecimento foi comprometido na região.
+ De acordo com a concessionária, os serviços já foram concluídos. A previsão é que o abastecimento esteja normalizado até a madrugada desta terça-feira (06).
+ A Águas de Manaus destaca que o sistema que abastece a área foi planejado para atender a população local, com margem acima do consumo, no entanto, nos últimos meses houve um crescimento desordenado nas áreas adjacentes. A empresa segue buscando soluções para este novo cenário.