A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) assina contrato para o início da construção do Museu dos Bois-Bumbás de Parintins.
Os projetos serão elaborados pela Agência E, vencedora da licitação, e constituem a fase anterior as obras, quando será desenvolvido todo o projeto arquitetônico do empreendimento, que vai abranger aproximadamente 2 mil metros quadrados.
A implantação do museu visa promover a preservação, a pesquisa e a comunicação do patrimônio cultural material e imaterial e da memória dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso, além do Festival Folclórico de Parintins, ressaltando a importância na formação da identidade cultural brasileira. O contrato com a empresa ocorreu por meio de processo licitatório.
O espaço contempla áreas de exposições permanentes e temporárias; uma área destinada aos visitantes, com praça de alimentação; e lojas dos Bois Caprichoso e Garantido.
O museu terá capacidade de receber um público de aproximadamente 150 pessoas por visita.
O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, ressaltou que a assinatura do contrato representa a pedra fundamental do empreendimento e trará um novo produto turístico para a cidade. “Será uma obra, como eu disse, que terá uma possibilidade de visitação durante todo o ano. Um produto turístico além do Festival de Parintins, que com certeza se integrará ainda mais com as festividades da região. Ganha a cidade de Parintins, ganha o estado do Amazonas”, disse Litaiff.
Da redação com informações da Amazonastur
Foto: Reprodução Internet