Reportagem: Ricardo Chaves.
O governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) defendeu o modelo Zona Franca e falou sobre as metas ambientais do estado no primeiro dia do “Brazil China Meeting”, evento promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, na cidade de Shenzhen, na China.
O evento, que começou nesta quarta-feira, 10, e segue até o próximo sábado, 13, reúne cerca de 160 líderes de governos, do setor privado e da academia dos dois países.
Em seus discurso, Wilson Lima destacou a importância dos incentivos federais e estaduais para preservar o modelo econômico para promover a proteção ambiental:
A fala do governador ocorre quase um mês após a promulgação da reforma tributária pelo Congresso Nacional.
Entre os dispositivos da reforma consta o que garante as vantagens comparativas ao modelo com a continuidade do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos concorrentes aos fabricados na Zona Franca de Manaus e a previsão de criação do Fundo de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Ocidental e do Amapá.
Para o governador há geração de emprego no estado é vital para proteger os recursos naturais da região:
O governador também apresentou ao grupo de empresários a meta do estado de arrecadar R$1bilhão de reais para cumprir metas ambientais:
Investidores chineses sinalizaram durante o evento positivamente e vão realizar investimentos nessa agenda do governo amazonense.
O Polo Industrial do estado conta com nove empresas chinesas ou que contam com investimentos de companhias do país asiático e geram mais de cinco mil empregos no Amazonas.
O governador deve participar de compromissos no país asiático até sábado, último do evento. Entre os compromissos, encontros com investidores, dirigentes da fabricante de veículos elétricos BYD e da multinacional chinesa de eletrônicos TCL, incluindo visita às linhas de produção na cidade de Shenzhen.