Reportagem: Eros Sousa
A Obesidade é uma preocupação recorrente na vida do adulto brasileiro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença atinge 6,7 milhões de pessoas no país.
Muitos desses casos da doença são causados por sedentarismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 47% dos Brasileiros estão sedentários.
Os números são ainda mais alarmantes quando as crianças são analisadas, cerca de 340 mil estão com obesidade infantil.
O professor de educação física, Taffarel Melo, é dono da Funcional do Tio Taffa, uma empresa em Manaus especializada em atividades físicas com crianças. Ele explicou como a obesidade pode afetar a vida da criança e a necessidade de monitoramento dela. (Ouça)
Ainda segundo a OMS, Brasil pode ter mais de 11 milhões de crianças obesas em 2025. Em relação ao sedentarismo, a organização estima que as crianças e adolescentes devem fazer pelo menos 60 minutos de atividade física moderada por dia.
A administradora, Marcia Amorim, é mãe de Grazi de 12 anos e relatou que incentiva as filhas em atividades física e que tem visto melhora na saúde da filha. (Ouça)
O professor Taffarel Melo explica que é papel dos pais das crianças ajudarem na luta contra a obesidade infantil. (Ouça)
Hoje, na Região Norte, 9% das crianças são obesas. A maior porcentagem é na região sul, com 11% das crianças obesas.