Por Ricardo Chaves
Sem declarar apoio explícito no 2º turno da disputa em Manaus, o PCdoB, legenda que integra a federação Brasil da Esperança, composta por PT e PV, emitiu uma nota parabenizando a reeleição de David Almeida.
Em nota publicada na noite deste domingo, 27, nas redes sociais, a legenda afirmou que “Manaus tomou a decisão acertada” e que “mais do que reeleger David Almeida, era preciso derrotar a extrema-direita”.
No 2º turno, os partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) descartaram a possibilidade de apoiar a candidatura de Alberto Neto (PL).
Para a BandNews Difusora FM, Lúcia Antony, presidente do PCdoB no Amazonas, explicou que a nota não significa que a legenda irá compor o novo governo do prefeito reeleito, mas que é necessário construir uma aliança de olho em 2026.
“Não existe nenhuma conversa com o David, por enquanto. Entendemos que é preciso construir uma frente ampla no Amazonas para a eleição de 2026”, declarou.
David afirmou, após a convenção eleitoral em agosto, que só sairia candidato ao governo na hipótese de derrota. Sobre 2026, Lúcia Antony disse que é um momento de análise das forças progressistas.
“Nós vamos discutir um projeto de empoderamento das forças progressistas, mas como política é correlação de forças, vamos esperar o momento certo para decidir”, afirmou.