O período de defeso no Amazonas começou essa semana. Esta é a época do ano em que a pesca de determinada espécie está proibida ou controlada. A paralisação acontece para reprodução de algumas espécies de peixes na região.
Nonata Lopes, engenheira de pesca do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) fala das espécies que estão dentro do período do defeso. (Ouça)
O Presidente da Federeção do Sindicato dos pescadores, Raimundo Braga fala da ajuda recebida pelos pescadores nesse período. (Ouça)
Ele também destaca sobre o procedimento para recebimento do benefício, além de cobrar o compromisso dos orgãos responsáveis pela organização e fiscalização junto aos pescadores. (Ouça)
Peixes como Matrinxã, Tambaqui podem ser comercializados conforme estoque declarados juntos o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e IPAAM.
O feirante, Herbeson Júnior fala sobre as vendas nesse período e o cuidado em estar com a documentação em dias. (Ouça)
Ele também fala sobre o preço que é repassado para o consumidor no período.
Somente peixes oriundos da piscicultura e manejo poderão ser comercializados, os permissionários devem comprovar a origem do pescado.
O tambaqui tem a pesca proibida até o dia 31 de março de 2023, e o pirarucu tem a sua pesca proibida o ano inteiro.