A Polícia Federal já investiga a denúncia de invasão e ameaças em uma aldeia Kanamari, na região do Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. A região é a mesma onde Bruno Pereira e Dom Phillips foram assassinados, em junho do ano passado.
Os federais afirmam que, com apoio de órgãos ligados à segurança pública do Amazonas, já iniciou fiscalização e investigação quanto à denúncia.
As lideranças indígenas Kanamari do Vale do Javari denunciaram uma invasão de homens armados em aldeias do território. O episódio ocorreu no último domingo, quando os criminosos, armados de fuzis, chegaram na aldeia em um bote de alumínio, segundo os relatos. Os suspeitos falavam espanhol e fizeram ameaças de morte a uma liderança da aldeia.
Conforme o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, uma carta foi enviada à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os Kanamari pediram a presença urgente da PF, da Funai e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na região onde ocorreram as ameaças.
Da redação.