O carnaval, tradição no calendário dos brasileiros, inclusive dos amazonenses, segue contagiando multidões.
A data, que este ano oficialmente acontece no dia 21 de fevereiro, além de ser motivo de festa, também movimenta a economia, em razão do aumento das vendas de artigos e itens carnavalescos.
De acordo com pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas FCDL-Amazonas, as vendas no período devem crescer 3,5%.
A vendedora Gabriela Printes conta que já é possível perceber uma movimentação mais intensa na loja onde trabalha. (Ouça)
Quem vai aproveitar a variedade do comércio durante esse período é a Chelsea Cristina. Ela conta que na hora de escolher a fantasia de carnaval, o segredo é pesquisar o menor preço. (Ouça)
O carnaval é considerado uma das datas mais importantes do calendário para a economia, assim como o Natal e Ano Novo.
De acordo com pesquisa da FCDL, bebidas, alimentos, roupas, calçados e fantasias estão entre os itens mais procurados pela população durante a data festiva.
Segundo o Presidente da FCDL-Amazonas, Ezra Azury Benzion, este ano a expectativa do comércio sobre o carnaval é positiva em relação aos dois últimos anos. (Ouça)
Entre os serviços que devem ser impulsionados durante esse período, a pesquisa da FCDL cita bares e restaurantes, transporte particular, ingressos de festas, hospedagens, serviços de beleza e aluguel por temporada como os de maior crescimento.