As aulas presenciais da rede pública do Amazonas são adiadas para o dia 14 de fevereiro, devido ao novo cenário da pandemia no estado com o aumento de casos e internações pelo coronavírus. A decisão foi tomada nessa sexta-feira (14) após reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19.
O decreto estadual que trata sobre o início do ano letivo entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 17. A validade será por tempo indeterminado.
“Diante do cenário que nós temos, estamos adiando a volta às aulas, que seria no dia 7 para o dia 14. Naturalmente que a gente vai avaliando como é que evoluem os casos de Covid-19 e outras síndromes respiratórias. Tudo isso é para segurança dos profissionais da educação, para os alunos e para os pais, neste momento em que a gente está em alerta”, disse o governador.
Antes da mudança, as aulas começariam no dia 7 de fevereiro.
O comitê reforçou a necessidade das medidas de prevenção por conta do aumento de casos da Covid-19, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no estado. Cada infectado pela nova variante, por exemplo, transmite o vírus para outras 206 pessoas. É necessário seguir os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal.
O Comitê também recomendará que as escolas da rede privada iniciem as aulas presenciais também no dia 14.
Da redação com informações da SES-AM.