Reserva em Carauari foi responsável pela soltura de 280 mil quelônios em 2022

O monitoramento de quelônios realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari e

O monitoramento de quelônios realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari e na Reserva Extrativista do Médio Juruá, ambas no município de Carauari, resultou na soltura de 280 mil filhotes ao longo do ano de 2022.

Quelônios são nomes que agrupam todas as formas de tartarugas identificadas no mundo, como jabutis, por exemplo, e o intuito da atividade é promover o aumento da população de espécies na região amazônica.

A última soltura do ano ocorreu na tradicional Gincana Ecológica do Médio Juruá, que ocorreu na comunidade do Xibauá na última semana do mês de novembro, reunindo cerca de 400 comunitários.

O trabalho de monitoramento de quelônios inicia entre os meses de junho e setembro, quando as fêmeas começam a desovar às margens do rio Juruá.

Todo esse período é acompanhado pelos comunitários e por 51 monitores, que realizam a contagem das covas e dos ovos, além da vigia de tabuleiros instalados nas praias, campinas e barrancos da região.

Quando os filhotes nascem, eles são realocados em tanques até atingirem tamanho ideal para a última etapa do processo, quando são finalmente soltos com segurança na natureza.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress