Reportagem: Rebeca Beatriz
A moda indígena produzida na Amazônia é destaque internacional. Itens como roupas, bolsas, chapéus e outros acessórios da marca amazonense MI Moda Indígena vão ser apresentados no desfile “Brazil World Fashion”, que acontece na London Fashion Week, em Londres.
O desfile acontece em setembro, mas desde já, as expectativas estão nas alturas depois do convite, que foi feito pela revista britânica High Profile Magazine.
A presidente da Mi Moda Indígena, Rebeca Ferreira, conta que a exposição é fruto de uma mostra Intercultural, e surgiu em 2021, em parceria com a mãe dela. Mãe e filha têm raízes indígenas e também realizam trabalhos com povos originários, que se dedicam ao artesanato. Rebeca lembra como tudo começou. (Ouça)
Ela fala, ainda, sobre como foi receber o convite para a exposição internacional, e da expectativa para participar do evento. (Ouça)
Todas as peças são sustentáveis. Na produção são usados itens que não agridem o meio-ambiente, como tintas naturais à base de jenipapo e urucum, frutas já conhecidas na Amazônia.
Além da questão ambiental, é uma chance de mostrar a luta e a força desses povos em nível global.
O evento é realizado entre 14 e 17 de setembro, com a missão de celebrar e divulgar a cultura brasileira, além de possibilitar a realização de negócios entre o Brasil e a Europa. Tudo isso, unindo gastronomia, música, dança, folclore e moda brasileira.