Saúde pública no Amazonas fica em alerta após baixa cobertura vacinal contra febre aftosa

A vacinação contra a febre aftosa está abaixo do esperado no Amazonas.
Saúde pública no Amazonas fica em alerta após baixa cobertura vacinal contra febre aftosa
Reportagem de Gabrielle Moura com narração de Victor Litaiff

A vacinação contra a febre aftosa está abaixo do esperado no Amazonas. Foi recebido um lote de 80 mil doses de vacina ao Amazonas, nesta quinta-feira (09), pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf).

Até o momento, segundo dados parciais da Gerência de Defesa Animal (GDA), 55% dos 230 mil animais em idade vacinal já foram imunizados nos 41 municípios alvos da campanha.

Dos 10 mil produtores envolvidos nesta fase, 49% já comunicaram a imunização dos rebanhos.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença acontece, tradicionalmente, entre os meses de julho e agosto, mas está sendo prorrogada, pela segunda vez, em face da escassez de imunizantes nas casas agropecuárias privadas.

O fiscal agropecuário da Adaf e coordenador do Pnefa, médico veterinário Laércio Reis, diz que a falta de adesão da vacina contra a febre aftosa pode trazer riscos a saude pública.

Com a extensão do prazo, a campanha que se encerraria no dia 29 de setembro seguirá até o dia 14 de outubro, data limite também para a notificação da vacinação junto à Adaf.

A prorrogação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após pleito dos criadores de bovinos e bubalinos, de até 24 meses, junto à Adaf.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, explica que os produtores de municípios do Estado devem viabilizar a imunização dos rebanhos contra a febre aftosa e evitem multas.

A transmissão principal da febre aftosa ocorre por via respiratória, através de inalação do agente infeccioso e contato direto ou indireto com animais infectados.

Os animais também se infectam pela ingestão de produtos de origem animal contaminados com o vírus, como carne, leite e queijo.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress