Reportagem: Ricardo Chaves
As sessões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retornarão apenas na próxima semana. O motivo é a participação de pelo menos seis deputados estaduais na 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), que teve início nesta terça-feira, 3, e ocorre até o dia 5 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.
Conforme o regimento da Casa, as reuniões ordinárias da Aleam são realizadas entre terça e quinta-feira. No entanto, a Aleam não realizará sessões nesta semana. Presidindo os trabalhos, o deputado Carlinhos Bessa (PV) comunicou que a sessão prevista para quarta-feira, dia 4, foi compensada na última segunda-feira, dia 2, enquanto a sessão de quinta-feira, dia 5, será realizada na próxima segunda-feira, dia 9:
A sessão desta terça-feira, dia 3, teve duração de aproximadamente 47 minutos e contou com a presença de 13 deputados estaduais. Durante o pequeno e o grande expediente, apenas dois parlamentares se inscreveram para discursar: os deputados estaduais Dan Câmara (Podemos) e George Lins (UB).
Até as 11h40, os 11 deputados estaduais que faltaram à sessão justificaram a ausência. Daniel Almeida (Avante), Delegado Péricles (PL), Felipe Souza (UB), João Luiz (Republicanos), Wilker Barreto (Mobiliza) e Thiago Abrahim (UB) informaram que estariam participando da 27ª Conferência da Unale.
Cristiano D’Angelo (MDB) e Joana Darc (UB) alegaram compromissos externos como justificativa para a ausência nesta terça-feira. Já o deputado estadual Dr. Gomes (Podemos) afirmou que estava cumprindo agenda pela Comissão de Direitos Humanos da Aleam, a qual preside. A deputada Mayra Dias (Avante) justificou a ausência devido a atividades parlamentares em Brasília, enquanto Ednailson Rozenha (PMB) alegou motivos pessoais para o não comparecimento.
Pelo regimento interno da Casa, as reuniões ordinárias da Aleam são realizadas entre terça e quinta-feira. Os demais dias da semana são reservados para trabalhos nas comissões parlamentares, audiências públicas e reuniões.